Criptografia de redes WiFi
Antes de se quebrar uma senha de uma rede WiFi, necessita-se conhecer um pouco o que se está fazendo, e qual a diferença entre as redes que você está escaneando. Pois existem três tipos de criptografia, que são: WEP, WPA e WPA2.
A criptografia WEP foi a primeira criptografia desenvolvida para fazer a segurança de redes WiFi, foi utilizada durante anos, e até hoje em dia se encontram redes com essa criptografia. Embora utilizada durante muito tempo, essa criptografia possui uma enorme falha, que foi descobertas por hackers que criaram um meio de descobrir a senha da internet através dessa falha.
A falha dessa criptografia é que após alguns vetores de inicialização, se repete o "vetor chave", e com isso é possível descobrir a senha da rede. Foi desenvolvido alguns programas que fazem a quebra dessa criptografia, e depende o tráfego de informações na rede, essa pode ser quebrada em menos de 10 minutos. Embora essa falha exista, e sege muito fácil de explorá-la, a maioria das pessoas não sabem disso e acabam colocando em sua rede a criptografia WEP, e com isso ficam vulneráveis a ataque de Hackers.
Com a descoberta de uma falha na criptografia WEP criou-se a criptografia WPA, que veio para ser bem mais segura, ela corrigiu a falha da criptografia WEP e acrescentou vários outros métodos de segurança na rede. Porém mesmo com todas as modificações de segurança, dizem que a criptografia WPA também possui uma falha que pode ser explorada, porém ainda não se tem nenhum programa disponível publicamente que faça a quebra dessa criptografia, apenas se for utilizado a força bruta para fazer a quebra da senha da rede.
Depois de muitos anos com essas duas criptografias, veio a criptografia WPA2, que veio para acabar com todas as falhas possíveis, e realmente acabou com todas elas. Ai você me pergunta, então não tem como descobrir a senha se tiver com essa criptografia? E a resposta é SIM, tem como descobrir a senha, o que a maioria das pessoas não sabem é que uma coisa que foi feita para ajudar pode ser o seu maior problema, que é o botão WPS, mas isso será explicado futuramente em outro tópico.
Porém mesmo com toda a segurança da criptografia WPA2, pode-se ainda utilizar-se do método de força bruta, onde você vai necessitar de uma WordList que vai servir de dicionário de senhas para você fazer a quebra da senha da rede, disponibilizarei em breve uma ótima WordList aqui nessa postagem, e disponibilizarei também quando for ensinar a utilizá-la para fazer a quebra da senha.
Qualquer dúvida sobre as criptografias deixe nos comentários ou entre em contato por e-mail: 31voltolini@gmail.com .
Nenhum comentário:
Postar um comentário